Header Ads

O admirável mundo novo

O Admirável Mundo Novo foi um livro, escrito por Aldous Huxley em 1931 é uma uma ficção do futuro relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico onde Não haveria livre vontade, e sim condicionamento.

O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes.

mundo

Todos os males e sofrimentos seriam destruídos por doses frequentes de uma pilula do bem estar e ideologias seriam ensinadas durante o sono,um tipo de mensagem subliminar moderna.

Naquela época este livro poderia se chamar ficção mas hoje está bem perto da nossa realidade, nosso admirável mundo novo tem tanta coisa que surprienderia muito Huxsley

Huxley profetizou uma civilização onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema de controle genético,condicionamento mental,dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade.
Não haveria espaço para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades seriam controladas quimicamente pelo “Soma”, um tipo de droga do bem estar.




Mas nesta  sociedade haveriam castas superiores e inferiores,as castas superiores seriam decantadas em betas, alfas e alfas + e se originavam de óvulos biologicamente superiores, fertilizados por esperma biologicamente superior, recebendo o melhor tratamento pré-natal possível.

Já as castas inferiores, bem mais numerosas, recebiam um tratamento diferenciado: provinham de óvulos inferiores, fertilizados por esperma inferior, passavam por um processo denominado Bokanovsky (noventa e seis gêmeos idênticos retirados de um só ovo) e eram “tratados prénatalmente, com álcool e outros venenos proteínicos”. 



Uma nova versão do admirável mundo novo seria encontrada no filme de ficção científica Matrix, que explora a perspectiva futurista numa dimensão virtual, Nessa “ficção” moderna, os indivíduos também são gerados em incubadoras, mas tudo se passa na mente humana,mas a realidade não existe, pois tudo é virtual.

Em Matrix os homens gerados nas incubadoras são meio-máquinas, como as castas baixas do Admirável Mundo Novo, assimilam conhecimentos através de programas de informática avançada. Porém, há uma inversão: não são mais as máquinas que são programadas pelos homens e sim, os homens é que estão sujeitos à dominação da máquina, dos robôs e são mantidos alheios a essa realidade.




O filme faz-nos questionar se nosso mundo é real ou se já estamos vivendo um mundo imaginário na mente de algum computador central.

Vivemos um tempo de grandes descobertas,a tecnologia avança a cada dia e nos surpriende,clonagem,trangênicos,manipulação genética, DNA, novas tecnologias da informação,vivemos de fato nosso presente admirável mundo novo. 

Um comentário:

  1. Vivemos num mundo bem novo,onde tudo é gerido pelas máquinas, computadores, quando alguém se esqueçe do celular telemóvel, pareçe que ficou algo nosso em casa, as crianças mais novas não passam sem internet, têm redes sociais onde estão em constante contacto com conhecidos e desconhecidos, as pessoas já não controlam as horas que estão em frente de um computador,segundo o escritor vivemos num mundo que a máquina é que controla o próprio homem.....e cada vez que o tempo avança vai ser cada vez pior, clonagem em humanos pode dar origem a crimes organizados, vírus biológicos, armas biológicas que basta uma falha para ninguém contolar...já estamos a vêr de tudo só falta o teletransporting como nas guerras das estrelas, irmos para um sítio longinquo fechados num elevador, em que as nossas células são alteradas tornando-nos invisíveis durante aque le espaco de tempo e chegaríamos ao sítio mais longìnquo em segundos ou em minutos....só falta isso aconteçer...já não deve ser na nossa geração...jinhux

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.