Header Ads

Sou pastor e sou gay

Teólogo diz que há assédio nas igrejas e que parte do preconceito contra homossexuais se deve a traduções erradas da Bíblia
Nascido no Chile, tem 31 anos e vive em São Paulo há 27. Assumiu a homossexualidade há sete anos

entrevista1

Formado em teologia no Instituto Betel, com pós-graduação em ciência e religião. Ordenado na Assembléia de Deus, saiu para fundar a própria igreja, a Acalanto
A Igreja Metodista está entre as mais tradicionais denominações protestantes.

A Assembléia de Deus é famosa como uma das mais rígidas - muitos pastores ainda recomendam aos fiéis que não assistam à televisão e às mulheres que não usem calças para não ressaltar os quadris.

 O chileno Victor Ricardo Soto Orellana, de 31 anos, foi criado numa família metodista em São Paulo e ordenado pastor na Assembléia de Deus. Formado em teologia e pós-graduado em ciência e religião, já deu aula em três seminários. O que o diferencia da grande maioria dos religiosos é que ele é gay, e admite isso publicamente. Ainda, contesta as interpretações mais difundidas sobre o texto bíblico, que, em tese, condenam o homossexualismo. Polêmico, ele afastou-se recentemente da Assembléia para fundar sua própria igreja evangélica, a Acalanto. Depois de um culto, Orellana concedeu a ÉPOCA a seguinte entrevista

ÉPOCA - Por que falar publicamente sobre sua homossexualidade na condição de pastor evangélico?

Pastor Victor Orellana - Porque é um assunto velado dentro das igrejas e, por causa disso, ignorância e preconceitos são perpetuados. É necessário que o assunto seja debatido em toda a sociedade. O homossexual não é alguém que mora longe ou está do outro lado da rua. Ele pode ser um amigo nosso, um irmão ou um filho. Quanto mais conhecimento existir sobre o tema, menos sofrimento haverá para todas as partes envolvidas.

ÉPOCA - A homossexualidade e a Bíblia não são incompatíveis?

Orellana - De maneira alguma. Os homossexuais têm dificuldade de se ver aceitos por Deus porque as pessoas dentro das igrejas são preconceituosas. Mesmo os homossexuais religiosos têm preconceito. Muitos jovens entram em conflito porque pensam em exercer a espiritualidade cristã e as igrejas os impedem. São espezinhados, excluídos ou humilhados. Penso que a igreja não pode ser parcial nisso. Não pode escolher alguns e deixar outros de fora de seu rebanho. Ela é a representante de Deus na Terra e deve acolher a todos. Cristo jamais lançou fora ninguém, ele tem amor incondicional. Eu pessoalmente já passei por preconceitos quando fui ordenado pastor. Disseram-me que eu estava errado, em pecado.

ÉPOCA - Chegou a acreditar nisso?

Orellana - Nasci numa família evangélica. À medida que ia crescendo, maior era meu encontro com a fé. Entrei na Assembléia de Deus e no seminário para seguir o que senti ser um chamado de Cristo.

Ao mesmo tempo, fui tomando consciência de minha homossexualidade. Desde criança tinha sentimentos por homens, mas os reprimia. Isso mudou quando estava na Assembléia e um dirigente de minha congregação, um homem mais velho, me assediou. Pensei: 'Porque eu me culpo a ponto de me anular, enquanto dentro da igreja há esse tipo de hipocrisia?' Decidi aceitar minha orientação homossexual.

ÉPOCA - Contou à família?

Orellana - Minha família sabe há sete anos. O rosto fechado veio da minha mãe. Toda mãe espera muito dos filhos. E se você se nega a cumprir as metas que ela planejou é como se destruísse seus sonhos. Mas sou existencialista, creio que cada um tem a própria vida para viver. Meus irmãos me compreenderam melhor.

veja a matéria completa aqui

13 comentários:

  1. JESUS AMA O CORAÇÃO DAS PESSOAS e a bondade e a paz de espírito que transmitem aos outros quando estão a sofrer, quem pensa com o coração e com a alma sabe disso muito bem. O meu melhor amigo era homossexual, chama-se Pedro e já faleceu há 3 anos, ajudou-me muito nos momentos mais difíceis da minha vida e quando estou triste a primeira pessoa que me lembro é dele, sempre me deu bons conselhos, e quando estava em baixo punha-me a sorrir, estou a escrever isto porque sinto a falta dele e na hora da morte dele pessoas que presenciaram ouviram o meu nome e para ter cuidado com a pessoa que namorava na altura e não errou que eu por essa pessoa já sofri muito e já perdi muita coisa... é o meu anjo da guarda e rezava a DEUS sempre que adormecia com o terço na mão... sinto muito a falta dele é uma dor que trago sempre no meu coração era a pessoa mais doce e bondosa que eu já conheci ao longo da minha vida, tinhamos uma ligação espiritual muito grande.. JESUS ama quem tem coração...nós somos todos iguais por fora por dentro é que marca a diferença..jinhux

    ResponderExcluir
  2. irmao eu aceito o que homem pensa e cre mas, como filho deus vivo pela palavra , me explique. romanos 1:24a27 que deus te abenço e tenha misericordia de ti

    ResponderExcluir
  3. bem, na realidade não há meio termo biblico a respeito disso.
    se ele não se esforça por libertação e quer assumir sua vida assim.que faça conciente que independente doq ele pensa ,a palavra de Eus continua a mesma.ele apenas é um exemplo vivo desses ultimos dias de q em tudo a biblia,nunca falha.pois fomos advertidos que nos ultimos dias haveriam,homens que amantes de si mesmo ,levados por suas comcupcencias,se levantariam no meio das igrejas como lideres e levariam ,nercios.pessoas rebeldes a palavra de Deus e algumas até de pouco conhecimento ,seriam levadas a perdição por esses.então a melhor coisa a esse homem faser é se arrepender do pecado sodomita,da blasfemia e distorção da palava de Deus que ele usa para seus erros mse converter e ser luz do mundo,dando bom testemunho de um ser transformado por Deus.

    ResponderExcluir
  4. Deus criou adão e eva, não adão e ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. homem tem que ser homem,,mulher tem que ser mulher,,o resto é senvergonhice mesmo,falta de educação deus no coração

      Excluir
    2. Deus criou Adão e Eva sim.....mas pra se procriarem...e nao pra ser tido como exemplos de casal.....srsrsrrss

      Excluir
  5. 24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

    ResponderExcluir
  6. Ja fui casado e sou separado há 2 anos tenhos 2 filhas e depois q separei nao consigo mais gostar de mulher ja perdi as contas de quantos homens ja fiquei, mais quero sair desta vida, pois sei q o fim esta proximo e a biblia condena estas coisas, me ajudem por favor, fui criado na assembleia de Deus, e sei q isto é pecado e nao quero ir para o inferno me ajudem ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA Mt 3.11; Lc 3.16)Busque o Batismo com o Espírito Santo. Ele vai te guiar.

      I. O FOGO ILUMINA
      1.Aquele é batizado com fogo anda na luz – Jo 8:12
      Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida”. Viver em trevas é longe de Jesus. Aquele que vive longe de Jesus é como Pedro na noite de traição, envolve-se nas trevas, caminha nas trevas, segue a Jesus de longe e nega a Jesus.
      Quem é batizado com fogo não vive se escondendo atrás de máscaras; ao contrário, vive vida limpa, pura, santa.

      2.Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com Deus–1 Jo 1:6
      Aquele que é batizado com fogo tem prazer em Deus, deleita-se em Deus e anda face a face com Deus. Não tem mais prazer no pecado. Abomina o pecado e não apenas suas consequências. Quem é batizado com fogo tem fome de Deus, tem sede Deus, tem saudade de Deus, tem pressa para estar a sós com Deus.
      É impossível ter comunhão com Deus e andar nas trevas. É impossível andar com Deus e andar em pecado ao mesmo tempo. Quem acaricia o pecado não tem intimidade com Deus.
      Enquanto abrigarmos práticas pecaminosas em nossa vida, desejos lascivos no coração e alimentarmos nossos olhos com a cobiça não poderemos ser batizados com fogo.

      3.Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com os irmãos – 1 Jo 1:7
      Onde há relacionamentos quebrados, mágoas, ressentimentos, falta de perdão não pode haver avivamento. Onde há divisões, brigas, contendas, ciúmes, discórdias não há revestimento de poder. Onde o ressentimento queima, as chamas do Espírito se apagam.

      Excluir
    2. Continuação...JESUS TE AMA!!!!
      II. O FOGO PURIFICA
      Muitas vezes choramos e gememos em oração, pedindo: “Senhor, batiza-nos com fogo. Enche-nos do teu Espírito”, mas nada acontece. Os céus continuam fechados. É que a nossa vida ainda está entupida de pecado. Não podemos ser cheios do Espírito, se já estamos cheios de pecado. Exemplo: somos como os poços de Isaque. Tem água, água boa. Mas ela não jorra por causa do entulho dos filisteus.
      A igreja precisa de purificação. Jesus disse que quem nele crer não vai ter mais sede. Mas há muitos crentes com sede de pecar. Jesus disse que quem nele cresse rios de águas vivas iriam fluir. Mas, esses rios estão sendo estacandos pelo entulho do pecado.
      Precisamos do batismo de fogo para purificar nossa língua, nossa mente, nossos pensamentos, nossos desejos, nossos sentimentos. Precisamos como os filhos de Jacó, limpar nossas mãos e tirar de nós as vestes sujas.
      ÀS vezes estamos como Naamã: somos heróis lá fora, mas na intimidade somos cheios de lepra. Perdemos a batalha na nossa vida íntima. Agasalhamos pecados na privacidade. É preciso tirar a máscara, a armadura. É preciso buscar vida limpa, chorar pelo pecado, clamar como Davi: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração…”. Precisamos clamar como Josué: “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.

      Excluir
    3. Continuação...JESUS TE AMA!!!!
      II. O FOGO PURIFICA
      Muitas vezes choramos e gememos em oração, pedindo: “Senhor, batiza-nos com fogo. Enche-nos do teu Espírito”, mas nada acontece. Os céus continuam fechados. É que a nossa vida ainda está entupida de pecado. Não podemos ser cheios do Espírito, se já estamos cheios de pecado. Exemplo: somos como os poços de Isaque. Tem água, água boa. Mas ela não jorra por causa do entulho dos filisteus.
      A igreja precisa de purificação. Jesus disse que quem nele crer não vai ter mais sede. Mas há muitos crentes com sede de pecar. Jesus disse que quem nele cresse rios de águas vivas iriam fluir. Mas, esses rios estão sendo estacandos pelo entulho do pecado.
      Precisamos do batismo de fogo para purificar nossa língua, nossa mente, nossos pensamentos, nossos desejos, nossos sentimentos. Precisamos como os filhos de Jacó, limpar nossas mãos e tirar de nós as vestes sujas.
      ÀS vezes estamos como Naamã: somos heróis lá fora, mas na intimidade somos cheios de lepra. Perdemos a batalha na nossa vida íntima. Agasalhamos pecados na privacidade. É preciso tirar a máscara, a armadura. É preciso buscar vida limpa, chorar pelo pecado, clamar como Davi: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração…”. Precisamos clamar como Josué: “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.

      Excluir
  7. Não existe Pastor Gay. Existe Gay pastor. Qual a difernça? Explico: Qualquer pessoa pode se auto entitulo o que quizer. Mas, ninguem pode ser pastor, a menos que tenha um chamado de Deus. Deus pode até chamar um gay, cura-lo, purifica-lo dessa imundicie; depois sim, torna-lo digno para o serviço SANTO. Agora, praticando o homossexualismo? ZEFINI! Jamais!!!

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.