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Imagens Subliminares, Quem começou isto ?

Imagens subliminares não tem nada haver com ver desenhos nas nuvens, muitos que criticam  sobre imagens subliminares, são pessoas totalmente leigas, dizem que estas imagens são manipulação digital de pessoas mau intencionadas ou piração de pessoas que vivem enxergando carneiros em nuvens.



Vejamos algumas imagens para entender um pouco sobre este assunto, pra uma imagem ser considerada subliminar depende muito da intenção de quem a produz, em muitos casos algumas imagens são consideradas apenas  trabalhos de arte muito bem elaborados.

Nesta imagem é possível observar um bebê, formado pelos contornos da arvore


                                    
Uma imagem subliminar muito conhecida que foi inserida no filme Bernardo e Bianca. Você pode ver que em uma das janelas, que está ao fundo, foi inserida, em apenas um quadro, a foto de uma mulher semi nua, e não pode ser percebida na velocidade normal do filme.



Mensagens subliminares são aquelas que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente. O termo foi inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957.

Vicary desenvolveu uma técnica chamada de "projeção subliminar", onde imagens intencionais impossíveis de se perceber de forma consciente eram projetadas em frações de segundo em uma seção de cinema.



As frases escolhidas foram "Drink Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca). Resultado: Nas noites em que foi feita a experiência, as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as de Coca-Cola em 18,1%.



O mais importante sobre imagens subliminares independente delas realmente funcionarem ou não, é se medir o  a intenção de quem está utilizando estas técnicas.

No Brasil, não existe nenhuma lei que proíba de forma direta qualquer tipo de propaganda subliminar, no entanto, a legislação acredita que a propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, onde diz que todas as mensagens devem ser ostensivas e assumidas (explícitas). Assim, no contexto legal, a mensagem subliminar é vista como um elemento antiético e inconstitucional, visto que o espectador não pode usar seu direito de escolha por não estar consciente de sua existência.



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