Header Ads

I ching o livro das Mutações

Um dos mais respeitados autores sobre o I Ching, diz que o I Ching surgiu no período anterior à dinastia Chou (1150-249 a.C.).



I Ching significa "O Livro das Mutações". Nele está implícito o fato de que nada é imutável e tudo se altera de forma a não se repetir jamais, em um desafio à compreensão do mundo pelo homem. Conta-se, nos Analetos, que Confúcio, diante de um rio, disse: "Tudo segue, fluindo, como esse rio, sem cessar, dia e noite."


O I Ching tem sido usado desde períodos muito antigos da história da China, nele condensada uma sabedoria que norteou, ao longo de séculos, a filosofia, a ciência e a arte de governar do povo chinês. Não é por acaso que o I Ching tenha escapado à grande queima de livros ocorrida no período de Ch'in Shih Huang.


É importante saber que o I Ching NÃO é apenas um oráculo. É, na realidade, um conjunto de conhecimentos esotéricos de grande profundidade, e que engloba a capacidade de responder questões da vida


A adição de mais uma linha à resposta do I Ching levou a codificação do I Ching para mais próximo do código genético, onde três dentre quatro símbolos são usados na codificação. Isso guarda uma interessante semelhança com os computadores, onde o Byte contém 3 posições binárias! Com isso obtém-se 8 valores: 000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 e 111. São também 8 os trigramas do I Ching!


O I ching nunca diz exatamente oque vai acontecer,como acontece com certas ciências que propõem prever o futuro ou o presente, mas ele nos dá a clareza e serenidade para que através da nossa intuição achemos a resposta para as questões que precisamos.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.