Header Ads

Roque Santeiro a novela que marcou uma geração

A novela Roque Santeiro se tornou um icone Nacional desta geração, nenhuma novela é mais aclamada e deixou saudade como Roque Santeiro, foi distribuida recentemente em DVd pela Globo e muitos ainda assistem a novela no youtube.



Havia um projeto de transformar a novela em Filme, mas causou tanta polêmica que foi engavetado por enquanto, principalmente quando diz respeito aos personagens, ninguem aceita apagar da memória a imagem de Regina Duarte como (Viuva Porcina)  Lima Duarte como (Sinhozinho Malta)  e quando começa a lista de personagens que seriam substituidos, e as mudanças no roteiro a briga começa.


O novelista Aguinaldo Silva criticou o diretor Daniel Filho por tentar modificar a base do roteiro de “Roque Santeiro”, escrito por ele, para os cinemas. “Ele não queria homenageá-la com um filme, mas sim, descontruí-la – fazer sua própria versão da história, mudando-a radicalmente a ponto de transformar o falso santo padroeiro de Asa Branca num negro”, diz Aguinaldo se referindo ao personagem Roque Santeiro, que seria interpretado nas telonas pelo ator Lázaro Ramos.


Apesar do projeto do longa ter sido deixado de lado, “Roque Santeiro” deverá ganhar uma nova versão, novamente para a TV.
Roque Santeiro contava a história do coroinha Luís Roque Duarte (José Wilker), um habilidoso artesão que fazia imagens de santos como ninguém. Roque acabou virando santo após morrer ao enfrentar sozinho o bandido Navalhada, que prometia arrasar com a cidade. Virou um mártir, um santo milagroso. Bom, mas a história não é exatamente essa. A verdade foi que Roque saiu fugido da cidade. Ficou com medo do bandido.

Mas manter o mito de Roque interessava e muito aos poderosos de Asa Branca. O coronel Sinhozinho Malta (Lima Duarte) enriqueceu explorando a fé do povo e o turismo na cidade. Sua amante, a Porcina (Regina Duarte) também ficou rica sustentando a idéia de que era a viúva de Roque.

Outro que muito se beneficiou foi Zé das Medalhas( Armando Bógus), dono da fábrica de santinhos e lembranças da cidade. Todas as semanas, centenas de fiéis desciam dos ônibus para se banhar na lama que acreditavam ser milagrosa. Centenas de velas eram acessas ao pé da estátua de Roque erguida na praça central da cidade. As missas de Padre Hypólito (Paulo Gracindo) ficavam lotadas.

A novela é muito a cara do Brasil e da exploração da fé,coisas que vemos bastante semelhança ao que acontece em Aparecida do Norte e comemorações como o Círio de Nazaré e outras, mas é uma novela com muito humor e romance que marcou uma época e deixou saudade.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.