Header Ads

Natal, festa Cristã ou pagãn ?

Muito já se discutiu se o natal é uma festa cristã ou pagãn,pessoas que tentam provar que o natal não devia ser comemorado encontra muitas referências sobre a data de 25 de Dezembro como uma data de uma festa do paganismo.



Claro que data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus, somente Igreja tornou muitas datas de festas pagãs em festas cristãs como uma forma de evangelizar e acabar com o paganismo.

Portanto, segundo estudiosos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol, que comemorava o solstício de inverno.
Em Roma, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes,o dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do deus persa Mitra, o Sol da Virtude.



Embora o natal tenha se tornado um feriado cristão, o Natal ainda é comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.
Estes Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e outros.

Por exemplo o povo Judeu que não é Cristão chama a data de festa das luzes,a festa das luzes,Chanucá ou Hanucá (חנכה ḥănukkāh ou חנוכה ḥănūkkāh) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes,"Chanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração".



A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanucá começa no 25º dia.

O natal é uma festa muito bonita e que deve ser comemorada sim por todos cristãos,Jesus como sendo o sol da justiça merece ser lembrado nesta data simbólica,esta festa é como dizem os judeus a festa das luzes, pois segundo a professia que falava do nascimento de Jesus diz:O povo que andava em trevas viu uma grande luz (Isaias 9,01)
Portanto a luz das arvores,das velas,todas as luzes simbolizam este imenso brilho espiritual que veio para humanidade trazendo uma mensagem de esperança, salvação e paz.

Um comentário:

  1. Jesus está voltando guardai sábados e domingos de festas vamos negar nossa carne abrir mão d nossas vontades e viver para cristo

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.