Header Ads

O dia da mentira

Muitas pessoas são tolas a vida toda, talvez seja em homenagem a estas pessoas que surgiu o April Fool's Day, (literalmente dia dos tolos)que se comemora no dia primeiro de abril,e é chamado de dia da mentira.
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.


Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes.

Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Muitas vezes, a data de 1º de abril, o primeira dia do primeiro mês, aparece na Bíblia. O tabernáculo foi concluído em 1º de abril de 1461 a.C. (quando o véu foi levantado). Frank Klassen acredita que Jesus nasceu em 1º de abril (não em 25 de dezembro) de 5 a. C. (Ninguém pode explicar satisfatoriamente a origem do Dia da Mentira. Diz uma teoria que foi por causa do escárnio dirigido a Jesus e aos que comemoravam seu aniversário na verdadeira data).

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".


Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir“.

Seria um nunca acabar se fossem, aqui, relacionadas as brincadeiras referentes ao primeiro de abril. Até mesmo eram distribuídas cartas] convidando amigos para assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem sequer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto .

Para todos nós que acreditamos em políticos, papai noel, duende  e  outras conversas pra boi dormir, um feliz dia dos tolos.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.