Header Ads

O sincretismo religioso

O sincretismo religioso em algumas religiões afro como a umbanda deu-se início devido alguns fatos históricos e culturais,conforme os negros iam chegando ao Brasil vindos de diversas tribos africanas com toda sua bagagem cultural e religiosa e suas crenças nos Orixas,estas crenças foram sendo suprimidas pelos seus senhores por considerar algum tipo de heresia.


Cada Orixa tinha pedras (Otás) e elementos relacionados a eles,e quando os negros e escravos passaram a ser castigados pelos seus senhores pela sua prática religiosa, eles passaram a relacionar seus simbolos aos santos cátólicos, colocando seus Otás dentro destas imagens, surgindo assim o sincretismo religioso.
Os senhores não se encomodaram com este tipo de associação e até hoje os principais santos católicos fazem sincretismo com diversos Orixas da umbanda.


Oxalá Guian= Jesus Cristo
Yemanjá= Nossa senhora da glória
Yasan= santa barbara


E assim com diversos santos católicos, por exemplo No filme de Dias Gomes, O pagador de promessas, Zé do burro,Vítima de um acidente, Nicolau fica à beira da morte, e Zé faz uma promessa a Santa Bárbara para que ela salve o animal. O pagamento é carregar uma pesada cruz de sua roça em Monte Santo, interior baiano, até a igreja de Santa Bárbara em Salvador.



Nas escadarias da igreja, com os ombros feridos, o conflito maior é deflagrado a partir da incompreensão do Padre Olavo, religioso conservador que não consegue entender a pureza da proposta. A promessa tinha sido feita num ritual de candomblé para Iansã, a Santa Bárbara da Igreja Católica. Furioso, o padre tranca a porta da igreja e acusa o lavrador de heresia.


Aos poucos, porém, Zé do Burro cativa a população e sua insistência vai elevando a tensão até um confronto com a polícia, bem nos meios dos barulhentos festejos em homenagem à santa.


O sincretismo religioso acontece na maioria das principais religiões,hoje em dia não existe uma religião pura sem ter sofrido influências de outras religiões, seus elementos se fundem quase não permitindo a indentificação, mas ela faz parte de toda cultura religiosa.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.