Header Ads

Páscoa, santa ou profana ?

Estamos na semana que é chamada semana santa, se comemora a paixão de cristo e a páscoa, mas muitos festejam esta data sem entender exatamente oque comemoram, Pensam até que a páscoa é uma data exclusivamente cristã.

ps

A páscoa já era comemorada há muitos anos pelo povo judeu, o significado de páscoa é passagem ou travessia, porque o povo judeu que era escravo no Egito se libertou de Faraó, atravessando o mar vermelho.
                        
Então o povo fez desta data uma comemoração para ser lembrada eternamente pelo seu povo, Para os cristãos a páscoa aconteceu na mesma data que os judeus comemoravam sua páscoa, os livros judaicos são cheios de mistérios e profecias sobre a vinda de um messias, todas estas profecias apontam Sem margem de erro que este messias é Jesus.

Mas você perguntaria; se ele é o messias que esperavam porque que o crucificaram? Oras foi muito mais que por acaso que Jesus foi crucificado e ressurgiu na páscoa, porque para os cristãos Jesus é a passagem para uma nova vida, a passagem pelo mar vermelho simboliza o batismo.

Jesus não podia ser apenas messias para Israel, ele tinha que ser para todo o mundo, por isto ele não foi reconhecido e rejeitado, assim pode ser oferecido as outras nações.

Mas para o povo judeu Jesus não é o messias, porque esperavam um estadista que resolveria todos os problemas da sua decendência, bom, mas isto é algo bem mais complicado para se falar no momento.

 A páscoa hoje em dia é uma data que impulsiona o comércio e surgiu muito simbolismo incrementando esta data, 0 ovo de chocolate, por exemplo, símbolo de renascimento o coelho símbolo de fecundação.

ovos-pintados-1                                      

Na Europa, o mês de março marca o fim do inverno e o começo da primavera – estação do ano que se associa à renovação da vida. Por isso, nessa época, o costume era presentear as pessoas com ovos decorados como símbolo da renovação da vida e como forma de comemorar a chegada da primavera.

Alguns grupos exageram e dizem que as datas do nosso calendário são datas profanas e distorcidas, mas é puro exagero de grupos sensacionalistas e que querem chamar a atenção, o importante não são as datas e sim oque se comemora e como cada um comemora.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.