Header Ads

Segredos do I ching



O I Ching é conhecido como um oráculo,mas I Ching não é um livro de adivinhação, mas um oráculo que ajuda tornar-nos sábios e alcançar a intuição necessária para prever os acontecimentos.


Você passará a obter freqüentemente relances espontâneos de iluminação intuitiva, que se corresponderão exatamente e nos menores detalhes com o hexagrama pertinente à mesma situação.
Sabe-se que na língua chinesa o termo “I” faz alusão aos conceitos de “mutação, não-mutação” (lembram-se do símbolo do Yin e Yang?). Enquanto isso, a palavra “Ching” quer dizer “poço”.

Deste poço jorra uma fonte que verte a água da e de sabedoria, sem dúvida, um bom poço e O importante é que se beba desta fonte e aprenda ser Sábio como foi o famoso rei Salomão, e que suas palavras sejam aplicadas à vida.

Nunca devemos menosprezar as palavras dos sábios, e esta fonte de conhecimento chinês – assim como toda outra fonte de conhecimento,tem também muito a nos oferecer
No I ching encontramos pensamentos que refletem ensinos de sábios de todos os tempos, e o chineses que codificaram as mensagens do I Ching deviam ser mestres em psicologia e perceberam, intuitivamente, as leis que governam o mundo e os homens.



Um dos mais importantes conceitos revelados pelo I Ching é o de que tudo passa, (mutação) nada é permanente no Universo, e por isso, devemos nos voltar para o nosso centro interior, onde o Tao ou Deus habita, criando uma harmonia com Ele.
Quando isso acontece, conciliamos os opostos em nossa vida e trazemos o equilíbrio, a serenidade, a confiança e a tranqüilidade para enfrentar qualquer tipo de situação.


O conceito de tempo no I Ching

A sabedoria do I Ching revela que há um tempo para tudo. Há tempo para semear e para colher, tempo para trabalhar e para descansar. Há um tempo para agir e um tempo para permanecer quieto e sereno.
O tempo também é psicológico e se refere a um estado de consciência. Quando há confusão, mágoa e hostilidade no inconsciente, o hexagrama ressalta que é o tempo errado para tomar uma decisão e que insistir nessa atitude só trará perda e fracasso.


O significado do hexagrama

Um hexagrama consiste de seis linhas, representando o homem. O homem é composto de espírito, mente e corpo. As duas linhas inferiores representam o corpo, o ambiente, o mundo.

As duas linhas intermediárias representam o homem ou mente e as duas linhas superiores representam o espírito.
Deus é o Espírito Vivo Todo-Poderoso, Uno e Indivisível.
Para os propósitos de criação Deus divide a si mesmo em dois, o masculino e o feminino, o princípio do pai e mãe.
Em outras palavras, o princípio masculino é chamado 1, o feminino 2.
Da união dos dois provém o 3 ou o mundo inteiro. Criativo e Receptivo são as palavras usadas pelo I Ching para representar o princípio pai-mãe.

Seis é o símbolo da estrela de seis pontas, que significa o relacionamento harmonioso entre o consciente e o inconsciente. Em termos bíblicos e metafísicos seis dias se referem ao período para impregnar ou transmitir uma idéia ou desejo ao inconsciente. Isto pode levar um minuto, uma hora, uma semana ou um mês, dependendo do seu desenvolvimento espiritual e da natureza do pedido.

O sete significa um senso de unidade com Deus. Significa a impregnação Divina ou o intervalo de tempo entre a impregnação do inconsciente e a manifestação objetiva resultante. É também chamado de sábado ou sétimo dia, e psicologicamente segue-se aos seis dias de trabalho, o que significa simplesmente que uma sensação de repouso se segue à aceitação subjetiva do desejo. O sete significa sabedoria oculta, repouso, quietude, sossego.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.