Header Ads

Natal e paganismo conheça as origens

 Muitas pessoas debatem o que os povos comemoram no dia 25 de Dezembro, apesar de ser  uma data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus, estudos apontam que seria uma data para um culto solar celebrado pela Roma pagã.


O natal passou a ser come morado no dia 25 de dezembro, quando os romanos, convertidos ao catolicismo  romano, aproveitaram uma importante festa pagã realizada nesta data "cristianizando a mesma"  o nascimento de Jesus foi comemorado pela primeira vez no ano 354. O uso da árvore de Natal era um culto aos postes ídolos e a deusa  da fertilidade Asherah. O culto a ela garantia a prosperidade nos próximos anos.


No lugar da festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), que era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma.  O culto a Mitra está apresentado até no chapéu dos papas, e até o papa Francisco desejou abolir as mitras ( chapéu dos papas)  alegando ser um símbolo pagão.



Mas de boas intenções o inferno está cheio, o objetivo do Papa Francisco em mudar o catolicismo seria para descaracterizar o catolicismo para diminuir as diferenças e poder uni-lo com o protestantismo favorecendo o ecumenismo.  Veja que até os protestantes já decidiram apoiar o papa.


As comemorações a Mitra aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. Para entender este assunto veja este estudo. 

Revista Natal Pagão by Segredos subliminares on Scribd


                                                         Está disponível para download.


Veja este vídeo que explica detalhadamente este assunto sobre as origens pagãs no natal.


              

Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.
Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome.
                                                                                                                (Jeremias 44:17-18)


 A Ishtar assírio-babilônica, a deusa-mãe, era equivalente à divindade conhecida pelos hebreus como Astarote e pelos cananeus como Astarte, cujas estatuetas são encontradas na Palestina. Esta deusa da fertilidade, da maternidade, do amor sexual e da guerra, era adorada em ritos extremamente degradantes e imorais. Era a mesma deusa adorada com muitos nomes e, em vários aspectos, como a mãe-terra, a mãe virgem e é identificada em sentido geral com Atagartis, a "Grande Mãe" da Ásia Menor, Artemis (Diana) dos efésios, Vênus e outras. 


Vários nomes aplicados à deusa-mãe virgem contém um elemento que significa "senhora" ou "dona", como Nana, Innini, Irnini, Beltis. Algumas das designações eram Belti, "minha senhora" (o equivalente exato do italiano Madonna), Belit-ni, "nossa senhora" e "rainha do céu", o nome com o qual Ishtar era adorada nos telhados como estrela matutina ou vespertina, com uma oferta de bolos, vinhos e incenso. Ishtar também era conhecida como a mãe misericordiosa que intercedia junto aos deuses em favor de seus adoradores.


 Veja também:

            

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.