Carnaval, a festa religiosa e profana.
O carnaval é uma festa cultural e popular,os enredos das escolas trazem mensagens e contam diversas histórias,a palavra carnaval vem do latim "carne vale" ou retirar a carne,é uma festa que antecede a quarta feira de cinzas e é de certa forma uma festa religiosa e ao mesmo tempo profana.
O carnaval se tornou uma festa religiosa quando a igreja católica a oficializou em 590 depois de Cristo,então o carnaval passou por Veneza para então se espalhar pelo mundo.
Mas a festa se torna pagã pois em vez das pessoas se despojarem das obras da carne nesta data,eles se lançam mais ainda nas obras da carne,com tendência a manifestações pública de nudez,bebedeira e orgias. Pois também apontam suas origens às festas de Dionísio, festas egípcias e em Roma, em festas ao deu Baco,deus do vinho da embriaguez e da alegria.
O abre-alas "A terra prometida por Deus à Abraão" leva o símbolo da escola -a pérola-- e três anjos que simbolizam a bondade desse paraíso. A escola apresentou também o outro lado do Paraíso a cidade de Sodoma e seu pecado.
Uma escultura de oito metros de altura, a maior que a escola já levou para a avenida, simboliza o demônio da luxúria, uma referência a cidade pecaminosa de Sodoma e Gomorra em um carro alegórico de fogo. Outras duas esculturas de dois anjos (enviados por Deus para destruir o local), com seis metros de altura cada uma, feitas em Parintins terão movimento.
O diabo tem marcado presença nestas festas de carnaval há um bom tempo, e agora o tema religioso evangélico aparece em forma de crítica em 2020. O ano passado 2019 Foi mostrado uma luta entre Jesus e o Diabo e este ano A mangueira traz novamente conflitos religiosos.
Escola de sampa zombou do fim do mundo em 2014 e colocou todo mundo nu sambando na avenida
Post a Comment