Header Ads

Nova Era Evangélica, Confissão Positiva



Estariamos vivendo a era de aquário,a nova era inclusive nos meios cristãos ?

Segundo Alexandre Brasil Fonseca Doutor em Sociologia/USP -No trabalho apresentado no seminário temático  "Nova Era e o complexo alternativo".
Aborda uma série de questões relevantes.


      Estariam os evangélicos -principais críticos da Nova Era juntamente com os carismáticos católicos- criando, adaptando e recodificando ensinamentos dela em suas práticas cotidianas? Que efeitos isso traria para o campo religioso brasileiro neste final de século?

o estudo mostra dados impressionantes;


Um primeiro elemento que parece confirmar a adoção por parte dos evangélicos de elementos da Nova Era se refere ao hábito de leitura dos fiéis no Rio de Janeiro. Livros relacionados a doutrina da Confissão Positiva ocupam destaque nas preferências dos leitores evangélicos.

      O livro “Bênção e Maldição” foi o mais citado, “livro de bolso” que em suas 52 páginas mostra como as pessoas devem fazer para não trazer maldições para si e seus familiares a partir daquilo que falam. Interessante notar que o livro de Hagin, o segundo mais citado, também caminha num sentido semelhante ao livro do pastor Jorge Linhares. Hagin desenvolve como a citação do “nome de Jesus pode fazer maravilhas”. Juntamente com o livro de Gosset (“Há poder em suas palavras”), que foi citado duas vezes, temos uma tríade bastante interessante, que reflete uma expressiva preferência de leitura entre os evangélicos

      Entre os entrevistados 25% leram livros de “vida cristã”, 7,5% “livros psicológicos”, 6,7% livros de “Batalha Espiritual” e de “Confissão Positiva”, 4,3% livros sobre sexualidade, 4,2% biografias e testemunhos, e 4% “livros devocionais” e relacionados à “Teologia da Prosperidade”.

      Chama atenção a preferência por livros de Confissão Positiva entre as denominações. Sua origem é apontada no “Word of Faith”, movimento liderado por Kenneth Hagin e seu seminário Rhema. As origens, contudo, vem de meados do século XIX, nos Estados Unidos.

Sua gênese pode ser encontrada na cidade de Boston, onde Phineas Parkhurst Quimby, um autodidata em tratamento de neuroses, realizou "leituras esotéricas e longas meditações acerca das inclinações subjetivas, privadas" (Meyer, 1988:34) para tratar de seus pacientes por meio de cura mental.

O primeiro livro dessa linha foi produção de um ex-paciente de Quimby: o reverendo Warren Evans publica em 1869 - três anos após a morte de Quimby - The Mental Cure, indicando a origem desse movimento nas produções que tratam de "Cura Mental" (Mind cure). Mary Baker Eddy, também paciente de Quimby, desenvolveu seus ensinamentos e fundou uma nova religião, a Ciência Cristã

A fama da Confissão Positiva difundiu-se entre os evangélicos americanos com a divulgação providenciada por Roberts, Schuller entre outros líderes da Igreja Eletrônica, além do trabalho desenvolvido por Hagin - que apesar de não ser um dos pregadores eletrônicos também foi grande responsável pela disseminação e popularização dessa doutrina
      Peculiar exemplo dessa Nova Era evangélica seria o programa da episcopisa Sônia Hernandes da Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Na busca de estar de bem com a vida, ela fala sobre cura, prosperidade e salienta a importância de se viver uma religião do eu: “Segredos, segredos espirituais, de como estar bem com a família, de como ser bem-sucedido nos negócios e de como estar equilibrado interiormente. 

      R. R. Soares e Valnice Milhomens possuem uma teologia explicitamente mais próxima à de Hagin, contudo é no programa de Sônia Hernandes onde há uma disposição e uma linguagem de classe média. Nos gestuais e vestuário há toda uma identificação com o vivenciado por grupos sociais mais bem situados na sociedade: “O movimento Nova Era, no Brasil e em outros países onde tem-se desenvolvido, vem atraindo principalmente pessoas das classes médias urbanas, que apresentam afinidade eletiva com o ‘expressivismo psicológico’, na sua busca por ‘autenticidade’, ‘liberdade’ e ‘auto-aperfeiçoamento’”

      O êxito de Sônia pode ser entendido como um bem-sucedido processo de cristianização do discurso da Nova Era, que se consolida no mundo neste final do século. Utilizando-se de termos e palavras peculiares a esse grupo, Sônia atinge um perfil específico da população - o qual ainda não possui um variado número de opções no campo religioso que contemplem essas características - ao apresentar uma variante do discurso da Nova Era, dando uma roupagem evangélica a elementos desse movimento.

Mais assuntos relacionados neste site : http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/index.htm

7 comentários:

  1. juliano César Lrencete soares12 de setembro de 2008 às 12:32

    sou Muito Católico e praticante, mas ainda acredito que os Sígnos tem alguma coisa com o ser Humano!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nova Era é um movimento diabólico que age secretamente através dos maçons, rosa-cruzes, iluministas e outros movimentos iguais a esses . O ideal deles é implantar uma Nova Ordem Mundial e o aparecimento do Anticristo. Querem fazer a cabeça das pessoas e quem não estiver firme com Jesus cairá como um patinho nas mãos deles.
    Muita gente acredita em horóscopos, guinomos, yoga, etc. Isso é coisa da Nova Era. Vamos acordar gente!!! Jesus é o único Caminho que pode nos levar até Deus.

    ResponderExcluir
  3. A NOVA ERA está chegando para ILUMINAR a Terra, que durante sua existência viveu nas trevas! A NOVA ERA vem para dissipar as malignas religiões do mundo, especialmente o Cristianismo, que durante milênios tem sido o maior câncer da humanidade.
    Chega de mentiras, chega de escravidão, chega de trevas, saudemos a NOVA ERA!

    ResponderExcluir
  4. Imagino que meu comentário sobre a Nova Era não será publicado, não é? Pois bem, preparem-se, pois um tempo de LUZ está chegando, onde a mentira das trevas não mais prevalecerá. Não adiantará mais tentar encobrir a verdade, pois não haverá mais espaço para mentiras. Os religiosos tremem diante da LUZ da NOVA ERA, pois sabem que o domínio da religião sobre o ser humano só existirá enquanto houver medo, a mentira e a escuridão da desinformação.

    setimoportal : bom não sei porque você chegou a conclusão que seu comentário não seria publicado, o blog aqui não é dogmático e a opnião das pessoas sempre é respeitada, indiferente de ser certa ou não.

    ResponderExcluir
  5. QUE O SANGUE DE JESUS TE REPREENDA VOCÊ6 de fevereiro de 2010 às 18:52

    Êxodo 20:3-4
    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    ResponderExcluir
  6. É imprescindível ler e divulgar o blog: www.laurohenchen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. New Age's Boy,
    QUE DEUS TE REPREENDA EM NOME JESUS
    "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" Isaías 5.20

    Assim disse Jesus: "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha." Mt 12.30-31


    ARREPENDA-SE, talvez Deus ainda te perdoe!

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.