Header Ads

O Pentagrama

Pentágono, que é um polígono de cinco arestas,é oque se conhece por Pentagrama,é o símbolo da Escola Pitagórica, a geometria do pentagrama e suas associações metafísicas foram exploradas por Pitágoras e posteriormente por seus seguidores, que o consideravam um emblema de perfeição.

A geometria do pentagrama ficou conhecida como A Proporção Divina, que ao longo da arte pós-helênica, pôde ser observada nos projetos de alguns templos,em algumas Igrejas

Templárias em Portugal, que possuem vitrais na forma de Pentagramas

O Pentagrama era conhecido com a estrela do microcosmo, ou do pequeno universo, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.

Ilustrações do pentagrama foram feitas por Leonardo da Vinci,Leonardo Da vinci era ocultista e inseriu sua filosofia nas obras que elaborou, por exemplo a Santa ceia foi pintada inspirada nos signos do Zodiaco.
O pentagrama de leonardo, significa o Microcosmo, símbolo do Homem de Pitágoras representado através de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruz.

Inicio da decadência.
Com Eliphas Levi (Alphonse Louis Constant), o pentagrama pela primeira vez, através de uma ilustração, foi associado ao conceito do bem e do mal.
Eliphas Levi (Alphonse Louis Constant) ilustra o pentagrama vertical do homem microcósmico ao lado de um pentagrama invertido, com a cabeça do bode de Baphomet (figura panteísta e mágica do absoluto). Em decorrência dessa ilustração e justaposição, a figura do pentagrama, foi levada ao conceito do bem e do mal.


O pentagrama foi usado em rituais pagãos com Gerald Gardner,surgindo assim a nova religião Wicca. Desse modo, o pentagrama retoma sua força como poderoso talismã, ajudado pelo aumento do interesse popular pela bruxaria e Wicca .
Quando Anton LaVey adota o pentagrama invertido como emblema da sua Igreja de Satanás, reforçou a ideia no qual o pentagrama (invertido ou não) passa-se a ser considerado definitivamente símbolo do Diabo, difundindo esse conceito para todos cristãos.


O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos (pagãos de uma forma geral) usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um pagão (Druída ou Wiccaniano), como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu.

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.