quinta-feira, 15 de março de 2012

Um monumento ao amor ameçado

O Taj Mahal na India é monumento ao amor e representa toda a beleza que este sentimento pode ser e é uma das sete maravilhas do mundo.





A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.




Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.


O Rio Yamuna, muito importante para o equilibrio do monumento, está secando devido às atividades industriais e ao desmatamento. "Se nada for feito, o Taj Mahal entrará em colapso em dois a cinco anos" algo precisa ser feito para impedir isto,seria isto um sinal para o mundo que o amor está em colapso ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.