Header Ads

O livro das mutações

Por muito tempo eu olhava para este simbolo com muita ignorãncia, para mim era um simbolo que encerrava um significado pagão,bom eu aprendi ver este simbolo assim.


Mas é um simbolo que fala do equilibrio das coisas,tudo na vida é equilibrio, todo excesso todo fanatismo prejudica o homem.
O Livro das Mutações tem sido utilizado como oráculo desde a Antigüidade ao longo da História da China, pode-se notar que alguns períodos têm dado menor ou maior ênfase a esse aspecto, como ocorreu no VI século a.C. e durante a dinastia Han,
respectivamente.

Eu conheci um pouco sobre o I Ching o livro das mutações, no inicio pra mim era apenas um oráculo para tentar solucionar dúvidas que eu queria resolver, até perceber a grande sabedoria por trás dele.

Este Hexagrama por exemplo me deixou impressionado com a profundidade que revela :

Hexagrama 14. TA YU / Grandes Posses

O Hexagrama revela que se, de fato, possuímos alguma coisa ela não pode ser perdida ou destruída.
O que ganhamos - o progresso conquistado com esforço árduo - não pode ser perdido, ainda que haja recuos temporários. Rupturas em nossos relacionamentos, por exemplo, podem ser uma oportunidade para uma melhoria de atitudes e aprendizado.

O que o I CHING chama de "Grandes Posses" tem a ver com clareza mental, desprendimento e segurança interior. Não é algo que possamos simplesmente criar, usando nosso esforço. Ocorre quando nos encontramos em harmonia com o Cosmo. Essa harmonia existirá enquanto seguirmos o que é bom e verdadeiro. Diante do mal, devemos nos acautelar para que os elementos inferiores não nos contaminem.


(Segundo alguns autores, o ideograma "Mutação" teria sua origem no desenho de um camaleão, significando movimento (em virtude da agilidade dos lagartos) e mutação,mudança)

Mas continuando, a conquista de "Grandes Posses" é um encontro com o Criativo. Uma vez que isso aconteça, é importante não abusar do poder assim gerado.
Existe o perigo de ficarmos demasiado duros, esquecendo que tudo o que conquistamos não foi fruto apenas de nosso esforço.

Devemos nos manter afastados, não aceitando as lisonjas nem aceitando desafios que nos levem a atitudes defensivas. Aqueles que tentam nos desafiar emocionalmente devemos deixar seguir o seu caminho.

Um comentário:

  1. nao me e estralho essa noticia pois desde que eu nao era da higreja eu achava isso estralho

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.