Header Ads

pentagrama esotérico

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos (pagãos de uma forma geral) usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um pagão (Druída ou Wiccaniano), como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu.



Com Eliphas Levi (Alphonse Louis Constant), o pentagrama pela primeira vez, através de uma ilustração, foi associado ao conceito do bem e do mal.
Eliphas Levi (Alphonse Louis Constant) ilustra o pentagrama vertical do homem microcósmico ao lado de um pentagrama invertido, com a cabeça do bode de Baphomet (figura panteísta e mágica do absoluto).




Ilustrações do pentagrama foram feitas por Leonardo da Vinci,Leonardo Da vinci era ocultista e inseriu sua filosofia nas obras que elaborou, por exemplo a Santa ceia foi pintada inspirada nos signos do Zodiaco.



O pentagrama de leonardo, significa o Microcosmo, símbolo do Homem de Pitágoras representado através de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruzPara os esotéricos o Pentagrama  é um símbolo e um instrumento de meditação e de trabalho interior.

 A estrela de 5 pontas devidamente paramentada com os símbolos sagrados é chamada de Pentagrama Esotérico, Pentalfa Gnóstica ou Estrela Flamígera. No Pentagrama Esotérico acha-se resumida toda a Ciência da Gnosis. O Pentagrama expressa o domínio do Espírito sobre os Elementos da Natureza.

O pentagrama representa o Homem Completo. Com o raio superior para cima é o Mestre. Com o raio superior para baixo, e as duas pontas inferiores para cima, é o anjo caído. Todo Bodhisatva caído é a estrela flamígera invertida. Todo iniciado que se deixa cair converte-se na estrela flamígera invertida.

 

Esoteristas explicam que  o pentagrama é a Estrela Flamígera, o signo do Verbo feito carne, Segundo a direção de seus raios pode representar Deus ou o diabo; o Cordeiro Imolado ou o Bode de Mendés. Quando o pentagrama eleva ao ar seu raio superior representa o Cristo. Quando eleva ao ar suas duas pontas inferiores representa Satã.

4 comentários:

  1. adorei o seu blog
    faz muito sentido
    é objetivo...
    vou continuar te
    visitando
    e lendo tudo ki vc
    posta ok?
    até mais

    sétimo portal-obrigado,bem vinda

    ResponderExcluir
  2. nosssa é muito interresante esat estreal de cinco ponta

    ResponderExcluir

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.